quinta-feira, 14 de abril de 2011

Adaptar-se é móbido


Adaptar-se é uma forma de sobrevivência dos seres vivos. E por adaptação compreende-se as mudanças ocorridas com esses seres que se esforçam instintivamente para continuarem vivos. Podem ganhar ou perder características, de acordo com as necessidades do ambiente. Essas mudanças são graduais e perceptíveis a longo prazo. Essa adaptação de que os biólogos falam é estrutural e também possui limitações para cada espécie.
            O ser humano também é um ser adaptável. Sob o ponto de vista biológico e evolucionista também, mas o tipo de adaptação que está me interessando é um tipo que não altera as estruturas físicas de ninguém – pelo menos não diretamente. O ser humano é um ser que sobrevive porque é capaz de se adaptar às piores condições de vida.
            Por piores condições entende-se condições físicas e emocionais. Condições físicas, como a pobreza, o frio, a fome, ambientes hostis como as guerras etc; condições emocionais como a falta de afeto, a bajulação, a solidão etc.
            Pensar nessas formas de adaptação, em que nós, seres humanos, nos submetemos a situações péssimas e extremas, faz concluir que adaptar-se em vez de louvável, é mórbido. Mórbido porque em vez de lutar para que as coisas mudem, escolhemos nos adaptar e conviver com coisas nocivas, suportar dores, carregar feridas.
            Escolhe adaptar-se por exemplo, a mulher que aceita a traição ou as surras do marido. Escolhe adaprtar-se o filho que tolera as humilhações dos pais. Escolhem adaptar-se as pessoas que  aceitam relacionamentos superficiais mesmo desejando sentimentos profundos. Os empregados que são destratados pelo patrão etc.
Adaptar-se não é mais cômodo, mas talvez seja mais fácil do que lutar por mudanças. Afinal, toda luta requer energia e desgasta o lutador. É mais fácil apanhar do marido do que sair de casa e enfrentar a vida, assim como é mais fácil ser humilhado em casa do que procurar outro lugar pra viver. É mais fácil empurrar um relacionamento com a barriga, fingindo felicidade do que ficar sozinho.  E é mais fácil suportar um chefe arrogante do que ficar desempregado.
            Adaptar-se, vale ressaltar, não é tarefa sem obstáculos, como pode parecer pelo emprego da palavra “fácil” no parágrafo anterior. Quem se adapta sofre cotidianamente e esse sofrimento vai causando desgastes constantes, que a longo prazo resultarão em feridas incuráveis.
 A contradição está justamente aí: adaptar-se parece mais fácil, entretanto não é. Embora a luta requeira forças, suportar uma vida inteira de mágoas e escassez de alegria causa muito mais estragos do que enfiar a cara na vida e levar algumas porradas. Porque quando se escolhe mudar, embora venham os socos, em seguida - mesmo que isso demore – vem a mudança.
Sendo assim, adaptar-se a fim de sobreviver, dessa maneira, é mórbido e não uma forma de continuar buscando a vida, como acontece com os outros animais. Eles se adaptam para sua própria preservação, enquanto nós nos adaptamos e cultivamos nossa própria destruição. Então, fica a indagação: se adaptar-se é mais doloroso do que lutar, por que sempre optamos pela adaptação?

3 comentários:

  1. adorei o texto...
    para Darwin a adaptaçao seria uma forma de evolução como ocorre com outros animais. sendo assim o ser humano como coloca o texto, está retrogredindo se adaptando a situações subumanas.
    acho q cada um de nois temos um motivo doentio para isso.

    ResponderExcluir
  2. Adaptar eis ai um verbo que por muitas vezes não nos limitamos a apenas conjulga-lo mas cotidianamente necessitamos pratica-lo, porém não devemos utiliza-lo para nos acovardar perante as incertezas da vida. Valeu Thania adorei seu texto Amanda

    ResponderExcluir
  3. Adaptar p/ Evoluir = Darwin
    Porém cada ser humano se considera uma espécie isolada! Cada experiência vivida por um não é sentida (Ou compartilhada...) pelo outro da mesma maneira. Não dá pra evoluir assim! Para que aja a Evolução é preciso que a espécie em si, sinta por completo as mudanças. Para que só aqueles "fortes" (Mais adaptados...) possam sobreviver e perpetuar suas vantagens... O ser humano precisaria d milhões de anos e mesmo assim ainda recorreria à "vida eterna" p/ enfim poder perceber "se" evoluiu. Existem coisa que o "tempo" só não é o suficiente... Para todas as outras existem os "milagres"!
    Amei o texto! Muito bom como sempre! Beijos!

    ResponderExcluir